É complicado quando você precisa utilizar seu plano odontológico
e não encontra nenhum profissional para realizar o seu atendimento. O que fazer nesses casos? Cancelar o plano? Ficar com dor de dente até conseguir pagar um profissional de forma particular? Nesse artigo vou explicar qual procedimento realizar nestes casos.
Verifique a sua necessidade
Dentistas tem especialidades igual médicos. Você precisa primeiro diagnosticar o motivo da dor. O ideal é passar em um clínico geral que irá solicitar um exame de raio-x. Diagnosticado o procedimento, busque um dentista na rede de credenciados do seu plano.
Abra uma reclamação junto a operadora
Não está encontrando? Nesse caso você precisa abrir um protocolo de atendimento junto a operadora, este protocolo pode ser feito pelo aplicativo, site ou central de atendimento. Eles vão passar um prazo para encontrar o dentista em sua região. Não esqueça de anotar o número do protocolo.
Abra uma reclamação na ANS
Após o prazo sem resolução, o indicado é contatar a ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR), que fiscaliza os planos de saúde e planos odontológicos no Brasil. No momento da ligação você deve ter em mãos seus documentos, número de protocolo junto ao convênio. Após a solicitação aberta a operadora recebe essa reclamação de forma automática e tem um prazo para regularizar sua situação.
Porque as reclamações na ANS funcionam?
Todo protocolo de atendimento é direcionado diretamente para a operadora. A ANS faz avaliações das operadoras e também fiscaliza. Mediante a multas e até suspenção de comercialização caso for necessário.
Importante você saber..
Os planos odontológicos não são obrigados a fornecer o dentista que você tem interesse em ir. Eles são obrigados a fornecer um profissional capacitado no qual tem interesse em prestar serviços para o plano. Nem sempre você vai encontrar um dentista que faça todos os procedimentos pelo plano odontológico.
Os consumidores podem falar com a ANS por meio dos seguintes canais:
Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais.
Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105.
Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor: https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor
Comments